Resumo de Livros - Vestibular 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Resumo do Livro de Crônicas: Entre a Boca da Noite e a Madrugada de Milton Dias


Conheça mais sobre o Autor
Nome: José Milton de Vasconcelos Dias
Ano de Nascimento: 1919
Local de Nascimento: Ipu, CE.
Ano da Morte: 1983
Local da Morte: Fortaleza, CE.

Descrição:

Bacharel em direito (1943), Letras (1966), professor secundário no CE e SP, tradutor, diplomado em letras neolatinas. Cursou Faculdade de filosofia. Técnico educação UFCE, secretário UFCE, prof. Titular de Literatura Francesa, UFC. Contista, cronista, ensaísta, orador, jornalista, fundador e membro do Grupo Clã-movimento renovador das letras cearenses. Membro da Academia Cearense de Letras e Associação Cearense da Imprensa. Foi colaborar de revistas e jornais (O Povo, F.) Prêmio Cidade de Fortaleza.
Obras do Autor
* Capitoa- Crônicas1982
* A Ilha do Homem Só- Crônicas 1966
* As Cunhas- Crônicas 1966
* As Outras Cunhas- Crônicas1977
* Cartas sem Respostas-Crônicas 1974
* Discursos Acadêmicos- Textos doutrinários- 1975
* Dois Discursos Acadêmicos- Textos doutrinários 1978
* Entre a Boca da Noite e a Madrugada- Crônicas 1971
* Fortaleza e Eu - Crítica, teoria e história literárias 1976
* Passeio no Conto Francês- Crítica, teoria e história literárias 1982
* Pé Guy, teoria e história literárias 1976
* Sete Estrelo - Crônicas 1960
* Três Cidadãos de Massapés- Crítica, teoria e história literárias 1975
* Três Discursos Acadêmicos- Textos doutrinários 1978
* Viagem no Arco-Íris- Crônicas 1974
Apresentava-se muito orgulhoso de ser ipuense apesar de seus pais terem ido para Santana do Acaraú(e posteriormente Massapê) quando era muito novo não guardando nenhuma lembrança do tempo que viveu em Ipu. Abaixo uma frase dita por ele que comprova este orgulho:"Eu sinto orgulho dos responsáveis pela minha presença no mundo e do meu lugar de nascimento. Se tivesse de nascer de novo queria tudo repetido. Gosto de andar por ai e voltar pra minha terra."
Fonte:
RESUMO
O livro é formado por 30 crônicas! A seguir o resumo de algumas crônicas.
Conto: Entre A Boca da Noite e a Madrugada

Entre a boca da noite e a madrugada, o cronista conta o drama da amiga: sua mãe ganhara, há 14 anos um golinha sertanejo(um pássaro típico do sertão cearense). A senhora o tem como se fosse um filho. Quando sai para uma viagem, encarrega a filha detomar conta do pássaro, porém este é seqüestrado “com gaiola e tudo”. Nesta crônica, há um tentativa do cronista em manter o leitor bem próximo a si, para isso, a todo momento, a escritura parece dialogar com o leitor hipotético. Aproxima-se da oralidade, recorrendo ao caráter polissêmico das palavras, usando citações , intertextualidade ou coloca fragmentos de textos da Bíblia, usa a técnica da superposição de assuntos e ao passado, ligando-os ao presente.

Conto: Tarde Antiga

Um cheiro de café em casa me agrediu gradativamente.Me devolveu a um sertão antigo e outras tardes preguicentas, longas e tranqüilas tarde de verão.O silêncio so era ferido pelo cacarejado das galinhas ou pela mão-de-pilão no fundo da casa, o cheiro de café torrado me trouxe a casa de esquina, em um instante eu revi o cata-vento, Joaquim, o sacristão que tentou se matar nas águas do rio.Foi todo mundo perdido que tomou vida de repente, mas a figura principal dessa ressurreição é Maria Beluquinha, que vivia torrando e pilando café na casa.Era rápida, alegre, e falava num tom de incansável conspiração.Passei muitos anos sem vê-la e consegui revê-la, estava mais velha, não pilava mais café.Quando perguntei se ainda estava disposta a morrer da mesma forma paterna ela respondeu. É só Deus querer e assim morreu. Maria Beluquinha que a tarde inteira me acompanhava naquele cheiro de café suburbano.Esta crônica apresenta características saudosista e autobiográfica pois o autor lembra de um passado e saudade de uma antiga terra e uma pessoa queria, Maria Beluquinha que sempre lhe acompanhava nas tardes.


Conto: Touro na 0084

Inocêncio Cospe Fogo, é um trabalhador cheio de obrigações que não suporta a condição de seus patrões e juntamente com seus companheiros de trabalho, carrega um ódio incansável sobre os mesmos. Não recusava uma oportunidade de queixar-se e criticar pelas costas, os patrões ricos. Grosseiro e briguento, Inocêncio descontava sua revolta dos grandes nos que eram tão pequenos quanto ele. Viciado em jogo-do-bicho, certo dia ele recebe um telefonema de Vivaldo, um baiano que adora ridicularizar as pessoas, as imitando e pondo apelidos. No telefonema, Vivaldo dizia a Inocêncio, que havia dado touro na 0084, e que ele havia ganhado na loteria. Sem poder controlar sua euforia Inocêncio, corre para o seu trabalho e diz aos patrões tudo que estava engasgado, sem saber que tudo não havia passado de mais um trote de Vivaldo e que na verdade ele continuara o mesmo pobre de sempre. Ao dar conta do ridículo que assumira, Inocêncio decepciona-se com os olhares falsos e com o desamparo de seus amigos.Nesta crônica, o autor destaca a realidade de pessoas que insatisfeitas com seus empregos e com a miséria de suas vidas, sonham em um dia ganhar um bom ordenado e mudar de vida. Nessa crônica, o autor também fala da questão dasfalsas amizades que nós só nos damos conta, em situações como essas.

Conto: Acácias, Gatos e Pássaros

Em acácias gatos e pássaros o autor recebe uma carta. No mês de dezembro,de uma que amiga que esta passando uma temporada na Europa.Em sua resposta a carta.Ele relata sobre os sentimentos que surgem nessa epóca do ano,as aguntias de um ano novo, a Fortaleza nesse periodo,o pôr-do-sol, a noite, a madrugada.Fala das Acácias que alegram a rua da cidade, Sobre Mona a gata que é uma gata de programa que se entrega aos gatos da vizinhança. E que segundo Rosa sempre engravida e comete infanticídios.Fala também dos pássaros que crescem cantam mais nao reproduzem mais como antes, e que a golinha da amiga que foi sequestrada. E por fim fala do pé de alecrim que ele plantou, do movimento das artes plásticas que se multiplicam na cidade.Essa é uma crônica do gênero carta em que o autor faz diversas descrições, como de animais e paisagens e da Fortaleza da época, e das angustias que o mês de dezembro trás a um homem solitário.

Fonte:

http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/821169.html

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial