Resumo de Livros - Vestibular 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Resumo do livro: Três Peças Escolhidas, de Eduardo Campos- Teatro


Conheça mais sobre o Autor
EDUARDO CAMPOS, Manuel EDUARDO Pinheiro CAMPOS, nasceu em Guaiúba, então distrito de Pacatuba, no dia 11 de janeiro de 1923, filho de Jonas Acióli Pinheiro e Maria Dolores Eduardo Pinheiro.
Órfão de pai, aos 4 meses, foi entregue aos cuidados dos tios João Pereira Campos e Isabel Eduardo Campos (Irmã de Maria Dolores).
Até 7 anos de idade viveu ao sopé da Serra da Aratanha, em Pacatuba. Pelos 8 anos, em companhia dos pais adotivos, foi morar na Rua do Imperador, 90, em Fortaleza (1930), circunstância que o inspirou, já adulto, ao resgate da memória desses idos, quando a sala de visita das casas ia parar virtualmente nas calçadas, os vizinhos aí reunidos depois do jantar.
Eduardo Campos jamais se distanciaria da moldura ecológica da Serra, nem da paisagem rural desse território geográfico, com ares de sertão.
Estreou em 1943, com o livro de contos Águas Mortas. Seguiram-se, neste gênero, em 1946 Face Iluminada, em 1949 A Viagem Definitiva, em 1965 Os Grandes Espantos, em 1967 As Danações, em 1968 O Abutre e Outras Estórias (constituído por uma seleção dos presumíveis melhores contos), em 1970 O Tropel das Coisas, em 1980 Dia da Caça, em 1993 O Escrivão das Malfeitorias, em 1998 A Borboleta Acorrentada e em 1999 O Pranto Insólito. Tem também peças de teatro, livros de folclore, romances, ensaios, biografias, memórias, além de grande número de produções especiais para o rádio e televisão. Seus principais romances são O Chão dos Mortos e A Véspera do Dilúvio.
Durante dez anos dirigiu a Academia Cearense de Letras; foi Secretário de Cultura do Estado, Presidente do Conselho Estadual de Cultura, e é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará. Figura em antologias nacionais e internacionais de contos. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Iniciou-se nas letras escrevendo, dirigindo e representando peças de teatro. Sua peça O Morro do Ouro foi representada 350 vezes; A Rosa do Lagamar, mais de 500. Sua obra teatral foi reunida em dois volumes, contendo O Demônio e a Rosa, O Anjo, Os Deserdados, A Máscara e a Face, Nós, as Testemunhas, no primeiro, A Donzela Desprezada, O Julgamento dos Animais, O Andarilho, além das já mencionadas. Tem pequenas histórias.
RESUMO DAS PEÇAS TEATRAIS
O livro Três Peças Escolhidas, do cronista e romancista Eduardo Campos, reúne as peças: Morro do Ouro, A Rosa do Lagamar e a Donzela Desprezada. As duas primeiras foram dos maiores sucessos da Comédia Cearense, com prêmios em festivais pelo Brasil e temporadas em cartaz. Escritas em meados da década de 60, quando a cidade de Fortaleza começava a se expandir em bairros cada vez mais distantes e precários, elas continuam atuais, ao trazerem à cena dramática a questão da inclusão/exclusão social.
PEÇA 1: MORRO DO OURO
Resumo: A peça se passa no Morro do Ouro , Favela de Fortaleza-Ce onde se deposita todo o lixo da cidade. O cenário é composto pelo interior da casa de Madalena, o Boteco de Patrício e a rua onde Seu Fortuna realizava seus jogos.
Madalena, Protagonista, é uma mulher que veio do interior e, por não ter nenhuma qualificação, só encontrou um caminho para viver: Prostituindo-se. Os personagens que compõem a peça vão aparecendo, bem caracterizados.

Personagens:

Madalena: Prostituta que vive com Zé Valentão. È a protagonista da peça. Passa por um processo de Redenção de seus pecados.

Zé Valentão: Traficante do Morro do Ouro , que vive amancebado com Madalena.
Ezequiel: Mais conhecido como ‘’Seu Furtuna’’ Vivia do jogo do Bicho.
Aleijado: Deficiente que ficava na frente do Boteco do seu Patrício a pedir esmolas.
Mulher do Aleijado: Companheira do pedinte do Morro do Ouro.
Lavadeira: Mulher que vivia a se reclamar da falta de água em sua casa.
Margarida: Amiga de Madalena, Tinha 17 anos e já era uma aspirante á prostituta.
Primeiro e Segundo Carregadores: Empregados de Dr. Gervásio.
Dr. Gervásio: Político corrupto que troca maquina de lavar por votos.
Monitora, Brigite e Suzete: Assistente sociais que pesquisam a pobreza do Morro.
Esmeralda: Costureira incumbida de Reparar os vestidos de Madalena.
Policiais: Homens que flagraram no Morro do Ouro o contrabando de Zé Valentão.
Elvira: Beata, é a sua mãe de Madalena. È ela que Institui a Novena do Morro.
Senhoras da Sociedade: Participantes da Novena que se admiraram com as mudanças no Morro do Ouro.

Fonte:

http://blog.clickgratis.com.br/
PEÇA 2: ROSA DO LAGAMAR
Clique aqui para assistir a peça:

http://videolog.uol.com.br/Davilaaaa
A peça conta a história de Rosa. que é mãe de maria. Rosa durante sua vida,morou em lagamar,mais depois que seu marido Crispin foi embora para o Rio de janeiro em trabalho,ela juntou dinheiro e acabou conseguindo morar na aldeota.Passou um tempo e o Crispin nunca mais volto. Sua filha Maria namora com Vasques com quem pretende casar. Maria nunca concordou com a idéia,pois sempre diz que ele tem cara de homem casado,mais não tinha jeito a sua filhaestava desidida em casar. proximo do casamento, o Vasques informa a Rosa que viuum navio chegar e que o falaram que Crispin estava dentro.
Rosa ficou muito animada e acabou fazendo uma festa pra ele. Na noite que ela está o esperando se reuniu todos os seusamigos e junto deles a Emillia. sua melhor amiga, que é a passadeira das redondesas.só que passa muito tempo e Crispin não chega,então todos vão embora e quando ela está quase desistindo. Crispin aparece,mais é todo grosso com ela. e se mostra uma pessoa que nunca foi.passou a beber e tratar ela super mau. então ela não quis mais ele e só avisou a Emillia que ele chegou. passou um tempo e sua filha casou,mais logo depois descobriu q o Vasques era realmente casado e sua filha ja estava grávida. então disse que nunca mais queria vê la. Ja que não bastasse a sua vida dando tudo errado. O oficial de justiça e o Subdelegado foi a sua casa falar que ela foi vitima de um golpe do governo e que que todos os documentos da casa eram falsos. então a casa tinha que ser demolida, e ela foi embora.

Características dos personagens:

Rosa: É protagonista.é uma mulher guerreira que espera pro Crispin.
Maria Galante: Filha de Rosa,ela se envolve com Vasques e acaba casando com ele. é uma garota sonhadora.

Vasques Vasques: Trabalha como vendedor ambulante.se envolve com Maria,mais é casado.
D. Julieta: Mulher de Severiano. é uma mulher rica na sociedade.
Frederico: é um Vigia

Crispim: Marido de Rosa. viajou e não voltou durante 10 anos. e quando voltaestá super mudado.
Dr. Severiano: Empresário que está construindo uma grande mansão na Aldeota, próximo à casa de Rosa. Ele e sua esposa desejam comprar o terreno e a casa de Rosa para ampliar seu jardim.
Emília: Engoma roupa. é muito amiga de Rosa. e costuma usar a roupa das freguesas sem que elas saibam.
Beltrão (subdelegado): Foi à casa de Rosa reaver o vestido da esposa do deputado e prender os culpados.
Mulher: Empregada da esposa do deputado. Maria estava usando o vestido de tule brando da esposa do deputado para casar com Vasques.
Oficial de Justiça: Despeja Rosa de sua casa.

Fonte:

http://arosadolagamarevolutivo.blogspot.com/
PEÇA 3 : A DONZELA DESPREZADA
A história começa quando a protagonista Amelinha se entrega a Edmundo e fica com medo que sua mãe descubra. Mas acaba contando e a sua mãe, fantasia uma história e quer que Amelinha a conte ao delegado.A história de que Edmundo teria se aproveitado dela. Amelinha não concordou,entretanto foi à delegacia.Ela queria contar a verdade mas sua mãe a impedia e isso fez que ela acabasse confirmando a história de sua mãe.Isso gerou uma grande polêmica na sua cidade principalmente entre os fotográfos e ela acabou gostando de ser "famosa”.

Logo Edmundo foi chamado para depor.E ele disse que tudo era mentira e não forçou Amelinha a fazer nada.Os fotográfos ficaram de ir na casa de Amelinha tirar fotos dela e ao chegarem lá encontraram a cartomante caída,que era amiga de Amelinha. E os fotógrafos acharam que a cartomante desmaiada traria mais polêmica que uma donzela desprezada. Depois disso Amelinha e sua mãe Valdelice ficaram muita chateadas.Após tudo isso, Amelinha acaba pedindo desculpas a Edmundo dizendo que o ama e foge com ele no caminhão do gás.

Pesrsonagens da Peça:
Amelinha: Filha de Valdelice, amiga de Lolita, amante de Edmundo.

Valdelice:Mãe de Amelinha, ela é zeladora da Igreja, trabalha para o vigário e zela pela honra da filha.

Edmundo:Namorado de Amelinha, trabalha em um caminhão vendendo gás, é acusado de ter tirado a honra da namorada.

Lolita: É a melhor amiga de Amelinha, lê cartas de baralho para prevê o futuro das pessoas.

Botequineiro: Comerciante do lugarejo, trabalha no bar perto da casa de Amelinha.

Agente: Foi chamado para solucionar o caso de Amelinha.

Permanente: Trabalha na delegacia para o delegado, ele é responsável por todos os casos que passam pela delegacia.
Delegado: Responsável pelo distrito policial do luggarejo, quer solucionar o caso de Amelinha.

Benedito: Tipo repórter do setor, afeito as malandragens do mundo do crime.

Fotográfo: Companheiro de trabalho de Benedito.

Médicos e enfermeiros: Atendem Lolita, quando ela passa mal.

Homem 1 : Ouve quando Amelinha conta que perdeu a honra. Tenta ajudar a resolver a situação.

Homem 2 : Está com o Homem 1, quando Amelinha anuncia que perdeu a honra com Edmundo.

Fonte:

http://2uim.spaceblog.com.br/

1 Comentários:

  • Às 10 de setembro de 2009 às 22:36 , Blogger pedro disse...

    Primeiramente, esse resumo está bom, mas, poderia ser feito muitas correções textuais, pois contem muitos erros de gramatica, que pode acabar influenciando pessoas para que cometam os mesmos erros.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial